Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e o aumento das tentativas de fraude digital, surgiram diversas soluções para tornar o ambiente online mais seguro. Entre elas, o device fingerprint se destaca como uma ferramenta importante para reforçar a autenticação e proteger dados sensíveis.

Assim como a biometria facial ou a digital, o device fingerprint coleta e analisa características únicas, não apenas do indivíduo, mas também do dispositivo utilizado. Dessa forma, garante maior precisão na verificação da identidade e reduz os riscos de acesso indevido.

Atualmente, os celulares e outros dispositivos já utilizam múltiplos recursos de autenticação, como a impressão digital e o reconhecimento facial. O device fingerprint tem como objetivo tornar cada dispositivo seguro.

Neste post, você entender o que é device fingerprint, como ele funciona e de que maneira ele melhora a segurança digital da sua empresa.

Boa leitura!

O que é device fingerprint?

Basicamente, o device fingerprint, também chamado de impressão digital do dispositivo, é uma tecnologia que tem como objetivo identificar e armazenar padrões de comportamento e características únicas do usuário e do seu aparelho.

Desse modo, trata-se de uma “identificação digital” criada a partir de informações técnicas. Dessa forma, o device fingerprint permite que cada dispositivo seja reconhecido de maneira quase exclusiva. Assim, contribuindo para processos de autenticação mais seguros e dificultando tentativas de fraude.

Qual a importância do device fingerprint?

O device fingerprint é uma tecnologia essencial de prevenção a fraudes, pois analisa em tempo real os sinais emitidos pelo dispositivo utilizado. Para isso, reúne informações que vão desde a marca do aparelho, a geolocalização e o endereço de IP até características únicas e padrões de comportamento do usuário.

Isso acontece porque, mesmo quando os aparelhos são do mesmo modelo, cada dispositivo apresenta combinações específicas que formam uma identidade digital singular. Dessa forma, é possível reconhecer o usuário de maneira precisa, como:

Quais as vantagens do uso do device fingerprint?

Com o crescimento da digitalização, a população está cada vez mais conectada, realizando tarefas e resolvendo demandas diretamente pelo celular. Dessa forma, a vida de cada indivíduo pode ser resolvida em poucos cliques. No entanto, esse aumento de ações online também exige que as empresas ofereçam um ambiente seguro para seus clientes.

Nesse contexto, o uso do device fingerprint traz diversas vantagens, como:

Qual a relação com a Lei LGPD ?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) tem como objetivo proteger os direitos fundamentais da liberdade e privacidade de cada indivíduo.

Assim, essas tecnologias de autenticação, que identificam dispositivos, devem ser implementadas de forma transparente e em conformidade com a legislação.

A Multi ID adota as boas práticas para que o uso do device fingerprint respeite os direitos de todos os usuários, garantindo:

Leia também | Entenda como funciona a autenticação multifator (MFA)

Como a MultiID fortalece a autenticação da sua empresa?

A MultiID pode ajudar sua empresa a fortalecer a autenticação multifator por meio de soluções avançadas de verificação de identidade. Além disso, oferecemos tecnologias precisas e instantâneas, que garantem maior segurança e confiabilidade, tais como:

Dessa forma, com a MultiID, sua empresa pode elevar a segurança a outro patamar, prevenindo fraudes e protegendo informações sensíveis com inovação e confiabilidade.

Para saber mais sobre nossas soluções, fale com os nossos especialistas